sábado, 6 de junho de 2009

Ter, conduzir, manter, fazer parte.


Em meio jeito de cronica, de desabafo e declaração, me dirijo a vós referente ao meu pequeno FIAT 850 Special.

Refiro-me a ele, não como clássico, antigo, chaço, ou qualquer outra denominação estabelecida por qualquer outro "especialista". Refiro-me a ele como a primeira coisa que ele é: um AUTOMÓVEL.

Se há coisa que me dá prazer, é, depois de um dia cansativo de trabalho, depois de um bom banho, numa tarde com os seus 28 graus, sair de chapéu posto, e sapatilhas bem atadas, entrar na garagem, e tirar os lençóis de flanela de cima do meu pequeno desportivo...
Quando o destapo, e me saltam a vista o reluzir dos cromados, e a claridade da sua pintura branca, respiro bem fundo, e contemplo a maravilhosa engenharia italiana.
Ao passar suavemente com a mão no tejadilho, como se de um carinho se tratasse... parece que ouço um leve gemido vindo dele... uma ansiedade enorme vinda deste pequeno FIAT que diz: "Anda!! Pega em mim!!
E eu penso... "calma amigo.... já nos vamos divertir.."
Empurro-o de vagar para fora da garagem... Sento-me e acomodo-me nos seus estofos vermelhos e volto a respirar fundo.... Quando sinto o aroma a "antigo" característico entro numa outra dimensão, passo a ver tudo em sépia ou preto e branco. Entro no meu mundo em grande estilo.
Eis que chegou a hora, é agora ou nunca...
Puxo o botão do ar, dou a chave e faço a manha que eu e ele conhecemos para o ressuscitar.... e ... eis que.... a vida renasce!!!
Uns leves soluços avisam-me e aos próximos que esta algo a acontecer!!
Aquele coração italiano... O escape deixa escapar cá para fora o relinchar de 43 puro sangue!! O ronco da minha maquina estremece-me e faz-me arrepiar, as minhas pupilas dilatam e o meu ritmo cardíaco aumenta repentinamente!!
Aguardo impaciente que o motor atinja a temperatura certa... e quando chega a hora....
Ele não pede por favor.... os 43 cavalos não se fazem tímidos, e não se deixam envergonhar, arrancam com toda a sua força e esplendor.
Sinto-me Helios montado no seu carro puxado pelos seus cavalos!
Imponente e intocável! A sua silhueta branca, funde-se com o negro do alcatrão, e corta-o como se fosse um míssil!
Com uma mão cerrada no volante, e a outra nas mudanças, eu sinto-me nas nuvens.
O trocar de mudanças é um jogo! O acelerar arrebitado da machina faz-me sentir vivo, e já nas largas rotações, quando me preparo para engatar a mudança seguinte, ouve-se até um assobio vindo da caixa de velocidades!
O ronco ouve-se ao longe, a avisar, como se do cair de uma bomba se tratasse!
As pessoas de Almeirim ajeitam-se e preparam-se para o ver passar, pois já sabem, que este momento é como um eclipse.. dura muito pouco!
O rasto de pó e folhas a esvoaçar no cone de vento deixado para traz é excitante!
É quase que uma sensação orgásmica conduzir este meu "Pequeno desportivo"..
Depois do passeio... volto a po-lo calmamente na garagem... despeço-me com uma pancadinha no tablier... "obrigado por este agradável serão".. tapo-o e vou-me embora com um sorriso de orelha a orelha...


É um carro à minha medida.. e que é a minha cara... pequeno.. simpático... revesso e muito atrevido...

Adoro este carro. Faz parte de mim. É a minha imagem de marca, e é a minha maneira de me afirmar neste mundo! Se podesse, seria a minha assinatura no B.I..


Desejo-te milhares e milhares de kilometros nas minhas mãos.